sexta-feira, 10 de julho de 2015

rede sem fio e mais

Já há algum tempo estou tentando montar o post sobre redes sem fio.

Acontece que o RPi utiliza sistemas de gerenciamento diferentes para os tipos de autenticação de rede que você pode querer usar.

Existem tutoriais que focam diferentes aspectos.

Eu recomendo, em geral, o da elinux.org, um site dedicado ao mundo dos sistemas embarcados. Até há uma versãozinha em português, que não passa das primeiras páginas.

A parte de rede sem fio é bem completa e explica o ponto.

Talvez falte um pouco de ajuda sobre "e quando dá errado". Por onde começar.

Aqui vou também dar algumas dicas.

1. Você precisa ter o conjunto funcionando, ou seja, o RPi, teclado, mouse e interface sem fio.
Talvez você já tenho visto que quando liga o RPi aparecem uma série de informações. É claro que elas aparecem muito rápido e não dá pra ler. Você já se perguntou se elas estão guardadas em algum lugar?


Aqui está: /var/log

Um dos arquivos é o dmesg que é lido a partir do comando dmesg.
Você deve usar o comando completo dmesg | grep wlan para procurar a rede sem fio. Mas qualquer palavra pode ser usada no lugar de wlan.

Outro arquivo importante é o syslog, também encontrado no mesmo diretório.
Algumas das mensagens de atividades do sistema são registradas neste arquivo. É lá que vemos quando a conexão sem fio ocorreu.



Use o comando cat syslog | grep "Jul 10" para ler as atividades que ocorreram em 10 de julho, por exemplo. Caso você queira ler todo o arquivo, pode usar o comando more syslog que avança página a página. Vale dizer que o syslog guarda informações por mais tempo que o dmesg. De qualquer modo, o sistema cria versões de eventos antigos, nomeando os arquivos com terminação .0 , .1 e assim por diante.

Para não confundi-lo, prezado leitor, vou separar a parte da configuração sem fio propriamente dita no próximo post.